terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Naqueles dias!

Num te aqueles assuntos que nos deixam de cabelo em pé NAQUELES dias. Você sabe bem do que eu estou falando, afinal sentir aqueles sintomas chatinhos dias antes da menstruaçao já virou rotina, o chamado TPM, definição de "temperamento pré-menstrual" , Tensão Pré-Menstrual. Antes de menstruar, espinhas parecem saltitar de seu rosto, sua vontade louca de comer chocolate parece aumentar, seu humor parece estar em uma montanha-russa, e chora por qualquer coisa. Já viu esse filme? Eu também! Um conjunto de sintomas frequente nos dias que antecedem a mestruação, que é causado por variações hormonais. Com alguns cuidados, dá pra manter a situação sob controle. Te dou três dicas pra fazer a TPM passar bem longe.


Controle o apetite

Sentir fome é o de menos, agora o que você não pode é fazer disso uma desculpa pra assaltar a geladeira sempre que possível. Tudo bem que você vai sentir uma vontade enorme de comer chocolate, já que justamente ele estimula a liberação de endorfina e seretonina, subustâncias que trazem bem-estar. O problema é que além de você se sentir bem após devorar centenas de chocolate, é que você ganha inúmeras calorias, né ? Pra isso você tem que descarregar na academia.

Suando a camisa!
Exercícios físicos provocam a liberação de endorfina e fazem você transpirar mais, reduzindo a sensação de inchaço, dor de cabeça, pernas pesadas e seios doloridos. Beber líquidos também ajuda, pois estimula a diurese. Só passe longe de chás, café e bebidas à base de cola, ou seja, nada de coca geladinha.

Bye bye espinhas!
Você pode sentir a pele mais oleosa e ganhar mais espinhas durante esse período, já que as mulheres têm mais sensibilidade à ação dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual. O segredo é manter o rosto sempre limpo e hidratados, se possível com hidratantes (oil free). Se não adiantar, procure um dermatologista para saber o que usar nessa fase.

Cólica
A cólica nada mais é que uma contração da musculatura uterina , causada pela ação dos hormônios e não está relacionada à TPM. Ela costuma aparecer quando a menstruação desce e vai embora uns dois dias depois. Nessas horas o negócio é se manter aquecida. Aposte nos banhos quentes, bebidas quentes, e coloque uma bolsa de água quente na barriga e calce meias para esquentar os pés. O calor acabará rapidinho com a cólica, pois relaxa os músculos, aliviando a dor. Só parta para os remédios, quando a dor insistir e for muito forte. No mais, converse com seu médico para ele descobrir qual o melhor remédio pra você.

By: gracielly

Nenhum comentário:

Postar um comentário